Lopes Machado e Associados - Medicina Dentária Integrada

More Website Templates @ touchit.pt - January 03, 2012!

Oclusão

É a área que estuda a forma como os seus dentes se relacionam entre si.

Para se obter uma oclusão ideal é necessário que se estabeleça uma correta relação entre os maxilares superior e inferior e assim um posicionamento dentário que permita uma harmonia de todas as funções orais - mastigação, fonética e estética.

Uma má oclusão poderá levar à alteração do funcionamento normal da musculatura da mastigação e da articulação têmporo-mandibular (ATM), articulação responsável pelo bom relacionamento entre os maxilares na abertura e no fecha da boca.

Ainda pode provocar dores de cabeça ou pescoço, ruídos articulares (estalidos), zumbidos, travamento ao abrir ou fechar a boca, limitação de abertura bucal, desgaste nos dentes e dificuldades na mastigação.

Bruxismo

É um hábito inconsciente de ranger os dentes de forma rítmica durante o sono ou, menos prejudicialmente, durante o dia, sem objetivos fisiológicos para o sistema mastigatório.

É observada em todas as idades e geralmente está relacionada ao alto nível de stress. Pode causar desgastes nos dentes e agir como um dos fatores causais das dores de cabeça e cervical.

Trata-se de um problema progressivo que o paciente frequentemente não nota e só é apercebido quando o rangido noturno é escutado por outros.

O bruxismo diurno está associado a hábitos repetitivos como roer as unhas, lápis, mascar pastilha elástica, ranger os dentes, má postura, e todos os outros fenómenos que ocorrem quando o indivíduo se encontra acordado.

O bruxismo noturno trata-se de um distúrbio do sono em que se verifica não só o ranger dos dentes como também fragmentação do ciclo do sono (microdespertares), aumentos da frequência respiratória, cardíaca e movimentos corporais, associados portanto a um maior cansaço ao acordar.

O desporto, a postura, terapias de relaxamento e os bons hábitos de vida são fundamentais bem como por vezes a confeção de aparelhos de proteção, podem evitar o desgaste do esmalte, o que contribui para a longevidade dos dentes.

A ingestão de cafeína e álcool que por norma exaltam as personalidades mais ansiosas, devem ser evitados nestes casos.